sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

História de um cicloturista ex-padre VALDO



Aos 64 anos, o ex-padre Valdecir João Vieira, o Valdo, pedala sem parar desde 2003, quando largou o sacerdócio para colocar em prática o projeto ‘Pedalando pela Paz'. A idéia de Valdo, que está dando certo, é pedalar por toda a América do Sul para se curar das amarguras da vida humana e levar uma mensagem de paz aos diferentes povos deste continente. Valdo passou por Brusque na manhã de hoje (20). Ele esteve na praça Barão de Schneéburg e seguiu rumo ao Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento.
Natural de Joinvile, o cicloturista é formado em Teologia e Administração Empresarial pela Universidade de Roma (Itália). Ele passou dez anos de sua vida realizando missão em Moçambique (África), em meio a uma guerra civil. "Através da missão Católica Caritas, da Alemanha, entregávamos alimentos às famílias mais necessitadas, priorizando crianças e idosos. A fome atingia a toda população e muitos roubavam os alimentos destinados aos idosos", explicou Valdo, que depois exerceu o sacerdócio por três anos em Portugal.
Envolvido em profunda depressão, o ex-padre resolveu combater os seus dramas e traumas de forma diferente, sem psicanálise, e saiu percorrendo a pé as rodovias de todo Brasil para, em seguida, adotar a bicicleta como companheira. "Confesso que este foi o melhor remédio para as minhas angústias. Passei a conhecer pessoas diferentes, a enxergar o mundo sobre outro ângulo, encontrando o equilibro necessário para minha vida. Aconselho que todos realizem uma aventura destas, pelo menos uma vez na vida. Os conceitos mudam", aconselha o aventureiro de pé no chão. E nos pedais

https://sites.google.com/site/diariodovaldo/volta-ao-mundo

http://www.pedal.com.br/cicloturista-brasileiro-e-encontrado-morto-no-mexico_texto3710.html

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Foz a Buenos Aires/Ultima parte

último tramo . 

Saí de qualequaychu as 8 h do dia 14 de outubro
. Estava cansado e não pensava ir muito longe.
Mass condições eram muito favoráveis e pedalei,pedalei,pedalei muito.e curti a viagem apesar do cansaco.

Alcancei Zarate. 150km. 

Atravessei duas pontes enormes e passei uns perrengues por compartilhar a pista com caminhoes.
Hotel Maral.
Meu jantar no restaurante Tiempos Viejos .La fora chovia demais


15 de outubro
iria descansar . O vento soprava contra muito forte e desaconselhado a ir a Buenos Aires pela autopista que estva bem movimentada peguei um trem porque Zarate ja esta área metropolitana de BA.

O trem tinha vagao especial p/bikes.



Em Buenos Aires , na Villa Ballester um transbordo para um outro trem (eletrico/moderno) que me deixou no centro de BA-terminal Retiro.

hotel central argentino//super simples mas fui bem atendido//diaria 350 pesos //barato para BA


16 de outubro- descanso.
Mas sem deixar de aproveitar as delicias da parrilada portenha


17 de outubro 

Fim da viagem /empacotando a bike p/voltar de aviao




Foz a Buenos Aires 2015/ parte 3

11/outubro- saída mocoreta .
Chegada Entroncamento da ruta 14 com federación.
Das 8h as 1330 h sobre chuva e vento contra. 50 km. Parei num posto ypf com uma parrilla e hotel - las cabanas.
O restaurante  era muito bom. Resolvi parar ali e gozar o domingo.
O hotel era bom e confortável.
O vinho excelente. Altamente recomendável.
A saída foi depois das 7 h
Um atraso no café / desayuno .








12/ outubro-.Saída da RN 14 /federación  até Ubajay
Total 102 km. O melhor pedal dê longe.
Depois de 3 h o tempo melhorou e vento acalmou.
Registro a estupidez de extraviar minha jaqueta eudora. Não sei como foi. Bobeira.  Não posso descuidar dessas coisas importantes
Caiu em algum lugar e fiquei muito puto.

A cidade de Ubajay é bem pequena e não tem muita coisa. Nem registrei em foto. Hotel sem nome super simples
Vou comer umas bolachas beber umas cervejas que comprei  no posto e vou dormir
A noite foi mal dormida.a cama ruim demais e os pernilongos me enchendo o saco.

13/outubro. Saída Ubajay rumo a cólon.
Saí cedo 7h e um tempo depois o vento norte soprou. Cheguei em cólon 1230 h. 60km. Cheguei 18 h qualequaychu mais 90km.total 150 km. Pedal forte. Aprecei a viagem e suas paisagens.

Faltando uns 40 km fiquei mais de uma hora almoçando com Mark /um canadense que saiu da china passou pela África e agora vai ao Canadá de volta
Um piá desencanado. Nem vi o site dele
Acho que é oneadventureplease.com
Vou ver depois.
Mas o pia tava chateado como vento que para ele era contra. Eheheh impressionante que o vento faz com a cabeça de um sujeito.



E qualequaychu parei num parador, a beira da estrada , dicas do caminho para nao entrar na cidade que ficava a uns 12 km.Bom parador,com hotel bom tambem,com restaurante mais ou menos.







Foz a a Buenos aires 2015/parte2

9/ outubro. Saida de PasosdelosLibres ate quatroocas(entroncamento da RN14).

6h da manhã acordo  com a chuva e o vento. Respirei fundo e fui ajeitar as tralhas.  Um sujeito me ve e comenta: hoje vc vai ser mais rápido andando  que para pedalando. Eita era o que eu precisava ouvir. Ajeitei tomei um café fraquinho e peguei a eldorado estrada.  10 km adiante um posto bem estruturado onde fui me abastecer. La encontrei um ciclista com a bike desmontada e tremendo de frio . Ele tinha acampado la e se molhou todo.nao entendía muito o que ele dizia. Não parecia  normal.  Segui pela estrada com frio e chuva e vento transversal contra.
No caminho  comi e bebi o que trazia. Me sentía forte e vivo.
Em colonia libertad um posto el naranjal bom com wifi . Alguns km adiante a parada.
Percorri 103 km onde parei hotel/posto ypf. Entroncamento quatrobocas .
Cansado molhado e feliz pq rompi uma baŕreira psicológica importante.
Não tinha outra opção. 
O posto era ruim de serviço apesar de  funcionar 24 h.so sanduíche frío e refrigerante. Fui pedir para dona Nilda.
Ela falou com o filho.
O filho  saiu 20km trouxe milanesa com dois ovos e papas fritas mais vinho por 150 pesos.
O que não deu pra registrar foi a velocidade que devorei isso /como um ogro.
De noite a temperatura caiu mais e o vento aumentou. Observo a aventura dos caminheiros em cozinhar . Eles pulavam e xingavam. Pelo frio e pela mer.... de fazer aquilo de forma exposta ao tempo.









10 /outubro.
Saída para Mocoreta.
Acordo com o barulho dos caminhões as 5h. Pqp...a cama esta muito boa..
As 7h arrumo as coisas ,tomo café no posto e sigo.
Nos 500 m seguintes a estrada dá uma guinada de 90 graus e pego o vento de frente. Cara cuelas. ..e a chuva veio. Punk aquilo pedalava e pedalava e parecia que não ia pra frente.
Aos 26 km parei num ponto de onibus pra me restabelecer. Aos 43 km achei um restaurante onde comi ums milanesa a napolitano a.
Depois aos 63 km Achei a cidade. Sem Internet. .sem luxos pra pensar o dia seguinte.
Foi um bom exercício. Monótono e cansativo. Mas essas coisas acontecem e não há escolha
É ir e ir.ponto.
Agora vou procurar um lugar pra jantar e pensar
Tá tudo molhado. Estou com frio e sono
Olhei o mapa. A próxima cidade fica a 103 km. Não chego lá com esse vento.
Mas se tivesse aquele espinafre do popeye eu ia. Vou ou não vou? Só amanhã pra saber.
Fiz um tour que  parece ter 4 ruas  principais.
O restaurante / rico e saboroso/ sou único cliente. Esta no portal. Algo que nao existe registro em nenhum guia de turismo no mundo.
Pedi meia porção de nhoque com estofado e  meia milanesa com 3 ovos. Mais vinho malbec nampe/los Harold os mendoncino . preço 120 pesos /30 reais.






Foz a Buenos Aires 2015 /parte 1

Quando se está preparado para uma jornada de bicicleta?  Nao
sei responder. Mesmo com 4 viagens de experiência analiso minha situação e noto quanto amadorismo no acerto da bike e bagagem o roteiro modificado. dos 1302 km percorri 900 km.





Saí de ctba destino foz día 4/outubro. A bike foi desmontada e embalada com cuidado e na montagem notei que alguns fios se romperam do sistema luzes.  Acertado e montada a carga a bike estava desiquilibrada e com centro gravidade alto .
Novo acerto e fui buscar casa cambio em Foz. Informações da Internet indicavam uma vantagem. Como foi 0,26 reais compram 1 peso quando no câmbio oficial é de 0,41/1.
5/outubro - foz a Wanda
Saí pedalando para a aduana argentina.Só apresentar a carteira de identidade.Logo a frente um posto ypf .
Comprei mapa. Hidratei.E ,em fim, estrada livre e boa. Eram 11:20 h.





Primeira parada foi wanda às 18 h. Total  uns 65 km com inúmeras paradas.Hotel cabanas wanda..o primeiro que encontrei. E uma sensação de dejavu. 


06/outubro - wanda a Eldorado
No outro dia sai  as 8 h e ao meio dia estava esgotado. Quebrado. Bebi uns 5 litros de bebidas e nada de xixi. O que é  um mau sinal porque a integridade física depende do funcionamento regural dos rins.
O calor de 39  graus e o sobe desce  judiou. Não estou preparado pra isso
A média de 100km/dia não ia dar.
Parei umas  3x por mais meia hora.
Fui me arrastando por mais 2 h.
De wanda a eldorado  45 km. Parei no Cabanas Don Juan mortinho as 15 h.


Vi que não tinha condições de viajar com esse sol.


O7/outubro- eldorado a puerto rico .
Agora que quero registrar nem me lembro bem. Outro perrengue.
Tenho que ver o registro no papel. Saí as 4h sem café / só bolacha com água e segui naquele sobe e desce.bem abastecido com água.  As 12 h parei num posto tremendo de exaustão.  Principalmente devido ao calor absurdo de 40 graus. No posto encontrei galera de carros antigos  (3fordinhos/1corcel/1mini/1puma) de Curitiba. Iam para Buenos Aires. Depois 2 motociclistas de São João oeste que iam a machu pichu.
Levei 1h para  percorrer os últimos 7km até puerto rico. Total 73.3 km.
Fiquei hotel suizo familia krumkamp./ inaugurado em 1925 e quase abandonado.  Nao tinha nada psra oferecer. So agua. Mas o unico funcionario ,  cezar,r disse que  me faria uma pizza mas que  para isso precisa a comprar molho tomate ,tomate e etc
.  As 17h sai pra comprar com ele e mais o nano (um baita cachorro policial  e brincalhao qual um viralata)as coidas e mais cerveja gelada . O calor no fim da tarde era de 40 graus. Sem refresco.
As 20h ele me chamou pra ver o preparo que ele havia aprendido com um italiano em BA.  Ele fez duas pizzas excelentes e contou toda a história de vida dele de 28 anos. Esse é  outro capítulo.
De manhã sai  cedo adiante. Ache que foi pelas 5h. Mas empaquei com o movimento e a falta de acostamento. Na primeira vila peguei bus para posadas.
Coisa de 110 km que eu não iria conseguir sem muchos riscos.
Pagando a propinita mágica para enfiar a bici no bagageiro. La  chegando  a rodoviária e falando com diversos motoristas (a fonte mais confiável de informações) que  meu roteiro original estava comprometido pela falta de acostamento ou por obras nas vias.  Alterei e segui um atalho para pasodeloslibres  (ao lado de uruguaiana).
Uma viagem de 4h e acho que de 350 km Instalado num hotel.,com o tempo ruim chuvoso e frio) planejo a sequência.




terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meu roteiro 2015// de foz a buenos aires

Meu roteiro foi fornecido pelos colegas do site lavidadeviaje por email. Gente boa. Site organizado e gostoso de ler. Cicloturistas com a veia da busca pelo inusitado nas pequenas coisas. Prontos pro perrengue.

http://lavidadeviaje.com
O email sugeriu :

Tema vientos por esta parte de Misiones no afecta demasiado así que ni te preocupes por eso. Acá lo que si hay es muchas subidas y bajadas jaja casi en todo Misiones. 

La ruta 12 esta buena de Iguazú hasta Alcazar. Después de Alcazar al sur no tiene banquina y la ruta se vuelve algo peligrosa. Conviene en todo caso bajar por la ruta 14 y después pasar por Posadas camino a Corrientes. En Corrientes las rutas no tienen banquinas y hay que tener cuidado con el trafico. Después la ruta 11 para bajar desde Chaco a Buenos Aires yo la evitaría. Es una ruta con mucho trafico! 

Te paso un mapa con la ruta que te recomendaría para ir desde Iguazú hasta Buenos Aires. 

-Primera parte de Iguazú (Misiones) hasta Goya (Corrientes): https://goo.gl/maps/CS70C
-De Goya a Reconquista (Santa Fe) se cruza en balsa
-De Reconquista a Buenos Aires: https://goo.gl/maps/oQVlc 

Ojo más que nada con las rutas y los ingresos a ciudades grandes como Santa Fé, Rosario y Buenos Aires!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

terça-feira, 15 de setembro de 2015

The bigtrip/// cilistas suecos sao atropelados no brasil

Noticia ruim...
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/09/ciclista-sueco-que-perdeu-namorada-em-acidente-esta-confuso-diz-medico.html

O link do casal , bem feito, esta aqui embaixo:
http://thebigtrip.se


As fotos denunciam aspectos importantes: rodovia sem acostamento, bike sem retrovisores....
Já passei por diversos sustos... O risco é alto e todo cuidado é pouco.

Pena, vida interrompida. Sonhos desfeitos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Top 50 blogs de cicloturismo

Replico o link de uma galera que faz um ranking dos melhores blogs sobre cicloturismo.

http://www.theadventurejunkies.com/top-50-blogs-de-cicloturismo/?lang=es

Ainda nao entrei na pagina que explica o criterio de ranking, mas é impessoal e baseado em parametros objetivos e tecnicos.

Vale explorar o site theadventurejunkies  pois possui muita informacao interessante .
Por exemplo : os dez destinos de sonho na america do sul
http://www.theadventurejunkies.com/expediciones-aventura-sudamerica/?lang=es

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Previsao de ventos/

Numa jornada de bicicleta é interessante conhecer os ventos dominantes da regiao.

Existem diversos sites . Esse apresenta estatiticas de anos passados.
Planejando viajar pelo interior da argentina , saindo de Buenos aires sentido norte, pesquisei a localidade de Rosario.
Os graficos indicam que os ventos dominantes sao de Norte. Sopram vindos do norte.
Moral: considerando que sao ventos acima de 20 km/ h vou mudar os planos e fazer a viagem no sentido contrario. Mas tendo em mente que isso pode nao ocorrer.
http://pt.windfinder.com/windstatistics/parana_rosario

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Os antipodas / alan e marcela

http://www.osantipodas.com/
Um casal está viajando pela nossa america. Explore o site.
Boas ideias para um mundo melhor.
Estou explorando,e seguindo.
Parabens pelo projeto.

terça-feira, 14 de julho de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

terça-feira, 16 de junho de 2015

3 semanas buenos aires ate foz iguacu


3 weeks cycling frοm Buenos Aires (Argentina) tο Foz ԁο Iguazu (Brazil), via Uruguay. More info οn : www.lemondeenrouelibre.com.

Achei um video de 4 minutos de um casal que fez o roteiro de buenos aires ate foz do iguacu passando pelo uruguai.
Vejam como eles se divertem.

http://onlinetravelmagazine.info/mountainbiking/bicycle-touring-in-argentina-uruguay-brazil/

Ainda vou explorar o site deles..

terça-feira, 9 de junho de 2015

Dicas para viajar gastando pouco.

As dicas de Jorge, um ciclista com muita experiencia, com 2 anos de estrada pelas americas.

Dicas bem resumidas e uteis.
http://www.biciviajero.es/p/viajar-barato_20.html


Miscelanea de dicas para bikes/ viagens

O autor fala que nao se encontra na internet esse tipo de dicas.
Estou explorando. Algumas sao boas. Outras dispensaveis

http://iikmisc.blogspot.com.br/
Publico pra nao perder o link.
O autor tem outro blog exclusivo pra dar dicas de como reduzir peso para longas viagens. Já publiquei antes.

http://ultralightcycling.blogspot.com.br/

terça-feira, 2 de junho de 2015

Objetivos de uma cicloviagem. Wild.


All journeys have secret destinations of which the traveler is unaware.  – Martin Buber

Se vc se preocupa em buscar um proposito ou objetivos para uma jornada de bicicleta : escreva num papel tudo o que pensa a respeito. Depois rasgue!
Esqueca !!!!!!

Esteja atento no caminho em perceber sinais fracos. Coisas que podem passar desapercebidas da sua consciencia.
Isso pode parecer complicado .

Mas a medida que vc passa a sentir uma sensacao de liberdade isso vai libertar um espirito que vai perceber esses sinais fracos.
Selvagem ( wild) libertador e vai construir um conhecimento que nao tinha antes.
Libertário e inquietante.


http://ovodefantasma.com.br/2015/01/29/critica-livre-wild-2015/

Assista ao filme . Um bom exemplo onde uma aventura pode levar.

Vc vai ver muito mais coisas que pode se lembrar e lembrar de muitas coisas que nao foram vistas.

 Like all great travelers, I have seen more than I remember, and remember more than I have seen. – Benjamin Disraeli



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pedalandplow

http://www.pedalandplow.com/

Lydia sai do paraguai em direcao aos EUA. A missao dela é registrar as lavouras do mundo. A agricultura, a comida que vai salvar o mundo e as pessoas que lidam com isso.

Achei no google groups

https://groups.google.com/forum/m/#!topic/panam-riders/FnyfSQwvVR8

Vou seguir.

Trans-equador 1200 km

http://eltaraumara.blogspot.com.br/search/label/Trans%20Ecuador

Divulgando uma rota que se mostra espetacular.
1200km de trilhas e rotas antigas pela cordilheira andina do equador.
A galera do eltaraumara conhece tudo lá.
Caminhos pouco conhecidos.
Algumas imagens extras aqui:

http://eltaraumara.blogspot.com.br/2015/01/trans-ecuador-parte-1.html


Link precioso.

Panam/ velofreedom

Divulgando um dos varios blogs que viajam de bike pelas americas.

http://velofreedom.bike/blog/

O autor , Nathan Haley, saiu em 2011 de Londres pedalou do Alaska a Ushuaia.
http://velofreedom.bike/about/


 Os links do blog sao muitos.Vou levar muito tempo explorando esse link:

http://velofreedom.bike/useful-interesting-links/
Nessa pagina ele divulga muita coisa .
Link precioso pra explorar.

Apreciem


terça-feira, 26 de maio de 2015

Great divide / ciclo rota de 4 mil km EUa

http://www.bikemagazine.com.br/2012/12/conheca-a-great-divide-ciclorrota-entre-o-canada-e-o-mexico-veja-galeria/

Pra comecar a ler sobre essa rota que dizem já foi TOP pela National Geographic em termos de aventura.

Galeria  de fotos , um video e um inicio pra fazer um grande projeto de viagem de bike.
Aproveitem.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Estados Unidos/ informacoes p/ cicloviagems

http://www.adventurecycling.org/routes-and-maps/us-bicycle-route-system/

Um site com muitas informacoes dos EUA.
Ainda estou explorando.
Ainda nao esta em meus planos pedalar naquelas estradas.
Mas esse povo diz que quer mapear a maior rota de cicloturismo do planeta com mais de 50 mil milhas // coisa de 80 mil km....
Muita coisa.
Publicando pra salvar o link.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Patagonia / fotos incriveis

Um dia estarei por lá vivendo aquela narureza selvagem.
http://www.bikegreaseandcoffee.com/

Consigo me ver em cada uma dessas paisagens incriveis.
Tem o registro da panaderia union.. Do emilio
Que recebe qualquer um de bike..como se fosse um rei.


Aproveitem .
Este link foi explorado dos ultimos 3 posts .
Links do
http://www.pedalingnowhere.com/

Que estavam nos links do
http://www.whileoutriding.com/

Me pergunto: quantos anos vou levar pra explorar isso tudo?
Ehehe
Aproveitem


Bikepacking/ filmes de aventuras de bicicleta

Mais 4 videos com o espirito da aventura de bike.
Inspiracao para o movimento , para a contemplacao ou simplesmente  para sonhar o sonho alheio.

http://www.pedalingnowhere.com/plog/filmfestfriday-5-bikepacking-videos/

Acabei de assitir ao primeiro filme : nomad life.
Na postagem ele dizia: This video gave me a few goosebumps the first time I watched it. Then I made Gin watch it. A well done storyline for a greater journey. If you’ve been on a long distance bike tour, you’ll get it. If you haven’t, you’ll still probably get it and it will probably make you want to go.

Mais ou menos disse que : Senti arrepios quando vi .... Uma historia bem contada  de uma grande jornada. Se vc fizer uma longa viagem vc vai sentir as emocoes ..se vc nao fez ..vai sentir incentivado a fazer ..

É isso mesmo... Tem perrengues e coisa muita boa pelo caminho...

Me impressionou que as imagens mais bonitas sao da argentina e chile.....
Aproveitem... Vou assistir ao proximo.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O quê representa a distância ?

Por definição, a distância é uma descrição numérica de quão longe as coisas são; mas também pode representar um espaço de tempo, uma saída de normalidade, ou explorando a ideia de que é possível ...

No link abaixo filminhos curtos .. Pra pensar nessas coisas.

http://www.pedalingnowhere.com/plog/filmfestfriday-distance/

Retirei daqui ( dos links) publicados :

http://www.whileoutriding.com/

terça-feira, 19 de maio de 2015

Colombia / de bike ..perigoso?

Aprecie as fotos e se pergunte: vc sentirá medo de pedalar por lá?

http://www.mikehowarth.co.uk/colombia-coffee-deserts-and-journeys-end/

Esse link eu tirei daqui: um excelente link que nao explorei direito.
Mas já tinha publicado antes neste blog.. Muito cool!!!
Vou ter que explorar bem esse link


http://www.whileoutriding.com/


Travessia chile-argentina

O casal de holandeses postando video da travessia do passo Sao francisco e outro passo que nao lembro o nome.



https://vimeo.com/96116975

O lugar desolado. A natureza pulsa num ritmo mui lento... Próprio pra contemplação.
A trilha sonora achei inadequada... Mas eles curtirem isso e certamente sentiram uma adrenalina nessa travessia.

Aproveitem

Ex-Engenheiro roda o mundo / Guilherme Gevaerd

Publicado hoje no Correio Braziliense.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2015/05/19/internas_polbraeco,483718/homem-pede-demissao-de-multinacional-e-roda-o-mundo-em-defesa-dos-ocea.shtm

Aqui o link do site do catarinense Guilherme Gevaerd.
http://worldcoast.wix.com/blog

A causa dele é a preservacao dos oceanos. Nobre causa.




Packlist / o que levar em longas distancias?

O casal Elmar e Ellen, holandeses,  me informaram que mudaram o site com uma versao apenas em ingles.
Muito bem organizado, com grandes viagens pelo mundo. Belas fotos.
O que eles levam?
Aqui o link da lista de coisas por alforge:

http://www.bicycle-junkies.com/packlist

Vale a pena explorar o site.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Holandeses de bike pela america sul

Publicando para explorar melhor o site. E nao perder o link.

Casal viajando pela america do sul.
Melhor explorar em ingles.

http://www.fietsjunks.nl/blog.html

Volta pela america do sul de bici.

https://rutaypedal.wordpress.com/about/

Registro blog que acabei de encontrar. O equatoriano Andres Campana esta percorrendo toda a america do sul.
Posts interessantes e ainda estou lendo.
Grande aventura.

Nossa casa é uma barraca..//

Divulgando um blog de um casal que gosta de aventuras.

http://nossacasaeumabarraca.blogspot.com.br/

Tem roteiros interessantes . Mas o que importa é a curtição do casal nas viagens.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Blogpedaladas

Divulgando um blog  uma ciclista aventureira.
Mete a cara. Manda ver. Pede carona e sejaoquedeusquiser...eheheh

http://blogpedaladas.blogspot.com.br/


Uma colagem video floripa- santiago

http://documentariofloripasantiago.blogspot.com.br/search?updated-min=2009-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2010-01-01T00:00:00-08:00&max-results=10

Curtinho. Mas dá pra perceber o espirito.
Ms essa historia ficou incompleta.



De florianopolis a santiago

Gastando um tempo na net descubro esse link de uma viagem de um grupo de universitarios que se largaram pra percorrer o caminho de floripa a santiago em 2009 /2010.

Gostei de ler o relato divertido e genuino desses aventureiros.

Nao consegui ler o fim da viagem. Nao sei o que aconteceo eheeh.
Mas vale dar uma olhadinha.

http://documentariofloripasantiago.blogspot.com.br/2009/12/projeto.html

terça-feira, 12 de maio de 2015

Pedal pela america do sul/ Nelson Neto

Já tinha entrado nesse site diversas vezes.
Uma grande viagem pela america do sul. No link os grandes numeros da viagem e o registro da chegada depois de mais um ano.
Site bem organizado onde se pode viajar na viagem do Nelson.
A proeza é só dele mas o registro é uma fonte de informacoes e um incentivo para todo cicloviajante.

Mais de 20 mil km e muitas experiencias.

http://www.cicloturismoselvagem.com.br/

Aproveitem

Roteiros em santa catarina/

Divulgando blog de Antonio Carlos Heil. Com muitas dicas de roteiros interessantes.
Possui track para  baixar.
Algumas fotos ilustram as belezas do caminho.
Vale explorar.
Alguem conhece Santa Rosa de Lima?

http://acheil1210.blogspot.com.br/search/label/santa%20rosa%20de%20lima

Aproveitem.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Viajando pelo mundo gastando pouco//

Divulgando um blog de uma aventureira.
Aloalomarciano.

Muitas informacoes uteis.
 Nao é uma cicloturista, mas tem esse espirito.

http://www.aloalomarciano.com/descubra-o-que-e-o-workaway-e-helpx-e-veja-como-viajar-o-mundo-gastando-muito-pouco/


Jairo martins/ ciclista aventureiro

Divulgando um link de uma viagem feita pelo litoral brasileiro feito em 2011.
Publicando pra nao perder o link.

http://stmt.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=446:de-bike-pelo-litoral-do-brasil-por-jairo-martins&catid=4:noticias&Itemid=1

Pena que o jairo nao escreveu mais sobre a viagem. Mas a pena ver o roteiro e algumas fotos.
Grande aventura.
Parabens ao jairo.

Aproveitem

Divulgando o2 expedicoes

Site de cicloturismo com dezenas de roteiros. Bem organizado.

http://odois.org/

Nao deixem de explorar os links publicados.
Aproveitem

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ebook cicloturismo // guia

Guia de ciclotrismo.
Gratis.

http://materiais.ateondedeuprairdebicicleta.com.br/ebook-guia-para-viajar-de-bicicleta-volume-

Divulgando iniciativas nobres . De incentivo ao cicloturismo.

Aproveitem.

10 erros de um cicloturista

Divulgando o site. Bom.

http://www.ondepedalar.com/pt/cicloturismo/item/5784-10-erros-de-iniciantes-no-cicloturismo

O decimo erro listado. Preste atenção:

Cicloturismo é apreciar o local por onde esta passando. Fazer da viagem uma maratona é burrada. Esqueça da contagem de quantos quilômetros fez ou falta fazer. Aproveite o dia, veja de verdade os locais por onde esta passando, fale com pessoas, sinta o clima…

Aproveite.
Dicas uteis.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Razoes pra pedalar pelo brasil

Enquanto minhas viagens nao acontecem fico viajando nas viagens alheias.

No artigo abaixo , um alemao, o Michael- um phd em economia que pedala pela america do sul- especialmente pelo Brasil fala da experiencia dele.

As 5 razoes principais que ele enumera pra pedalar pelo Brasil: praias, musica, frutas, viagem leve e SAUDADE.
Ele enfatiza a viagem de Natal a Sao Luis.. Um pedal de 1500km pela praia.

http://www.worldbiking.info/wordpress/2011/05/top-5-reasons-to-cycle-brazil/

Vou explorar o site dele.
Aproveitem.


Guia paraná / um roteiro legal

Divulgando um roteiro interessante:

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?atualizacao_guia_do_parana&id=32154

Ainda não percorri esse circuito de bicicleta. Mas conheço vários trechos.
Vale a pena conhecer.




segunda-feira, 4 de maio de 2015

Bikes em havana / cuba/// filme premiado

https://vimeo.com/89544788

No link um filme premiado sobre  as bicicletas em havana.
.. que filma la historia de las bicicletas en la capital de Cuba durante los noventa, cuando el gobierno de Castro, mediante el denominado Plan Especial animaba a la población a utilizar el transporte alternativo ante la falta de combustible.

O link foi tirado daqui: 
http://ccaa.elpais.com/ccaa/2015/03/19/madrid/1426777868_030646.html
Que fala de um festival de filmes de bicicleta em madrid. 
Repetindo o link para direcionamento direto.

http://ccaa.elpais.com/ccaa/2015/03/19/madrid/1426777868_030646.html

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ciclomundo/ relato gostoso de ler.

Divulgando o site ciclomundo. Aqui um relato gostoso de ler sobre encontros na estrada de um trecho pedalado de Sao Paulo à Assunçao- Paraguai.
Vale a leitura para inspirar sua viagem de bike.

http://ciclomundo.com.br/sobre-seis-rodas/diario-de-bordo-12/

Na continuidade da viagem histórias de perrengue.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Rede versus barraca

Um otimo relato sobre uso da rede.
Acho uma solucao ótima  por diversos motivos: peso, praticidade, conforto e  facilidade de montagem.
O relato é  de muito tempo de estrada . Sobre o mosquiteiro na decatlhon vc vai encontrar  2 opcoes.
Para climas quentes nao tenho duvidas ... Fica a duvida para tsmperaturas baixas.


http://ciclomundo.com.br/blog/reviews/rede-de-camping-kampa-joy/

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pacific crest trail / 4280 km de trekking

http://www.extremos.com.br/noticia/2015/0413_ele_perdeu_22_quilos_na_pacific_crest_trail/

http://www.extremos.com.br/noticia/2015/0413_ele_perdeu_22_quilos_na_pacific_crest_trail/

O Andy perdeu 22 kg nessa jornada. 

Exercicios rejuvenescem , curam doenças e transformam vidas!

Portas abertas / espirito de aventura e visão de mundo

Divulgando um livro :

http://www.pdflivros.com/2014/11/portas-abertas.html

Nem comecei a ler. Dei umas folheadas.
Mas a impressao que tive foi de que Aline campbell tem o espirito da aventura . Sabe o que é liberdade e tem uma visão de mundo.
O livro é gratuito e vai t mostrar como fazer pra viajar sem um centavo no bolso.
Será? Vou saber.

Ela tambem posta no facebook.

Aproveitem

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Perrengue // ciclomundo

Divulgando ciclomundo. Um projeto interessante que pretende registrar uma grande cicloviagem num filme .
Estou lendo e acompanhando a viagem.
 Explorem o site. A filosofia do perrengue vcs vao gostar e sentir qunado colocarem sua bike na estrada por uma longa viagem.

http://ciclomundo.com.br/guia-cicloturismo/planejamento/filosofia-do-perrengue/


Por quê a tailandia ? Diocanaestrada / blog legal

Li num site ( ridetheroad) que a tailandia é um dos melhores lugares pra se pedalar nesse planeta.

Aproveito pra divulgar um blog bem legal de ler  , um casal  que fez essa viagem e muitas outras.
Julie e Thiago largaram tudo pra ir o mais longe possivel de bike.


http://diocanaestrada.blogspot.com.br/search?updated-min=2015-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2016-01-01T00:00:00-08:00&max-results=4

Aproveitem.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dicas importantes/ pedarilhos.

Divulgando um blog bem caprichado .
Dicas de pessoas experientes ( andre e ana) .

http://www.pedarilhos.com.br/blog/categoria/dicas-cicloturismo-2/

O casal guarda o espirito da liberdade  e da aventura. Explorem e Aproveitem a informacao .

Guia cicloviagem bolivia / nota 10

Um guia muito bom. Cheio de detalhes sobre uma regiao isolada e muito visada para viagens de aventura. O sudoeste da bolivia.
Vale guardar o guia.


A dica veio da viagem no trecho do salar de yuni de Andre e Ana. 
Aqui:

terça-feira, 21 de abril de 2015

Marcha das bicicletas 2012


Divulgando um video ..do espirito livre de bikes e ciclistas .
https://vimeo.com/50729175

A busca por uma vida possível de ser vivida. No esquema geral das coisas a vida é muito louca.

A trilha sonora muito legal é " wasted hours" de arcade fire.


Divulgando Carol Emboava/ giraamerica

http://giramerica.imontanha.com/categoria-post.php?cat=13
A Carol Emboava projetou uma viagem pela America do Sul. Vale a leitura do diario .

Parece que a principal divulgacao se deu pelo facebook. Pesquisem.

Mas a frase lapidar que ele postou de almir Klink é preciosa e muito inspiradora:


"Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar"(Amyr Klink)



Como carregar a bike sem bagageiros.


http://www.adventurecycling.org/resources/how-to-department/gear/give-up-the-racks/

Esse artigo fala de carregar as coisas na bike sem os bagageiros tradicionais.
Interessante . 
Eu prefiro a comodidade de uma garupa reforcada com alforges. Mas a ideia essencial é que essa modalidade torna mais leve a configuracao e mais dificil a escolha das coisas devido ao pouco espaco disponivel.
Uma ideia a pensar..principalmente se a viagem nao é longa.


Cicloviagem/ dicas / link util

http://www.crazyguyonabike.com/forum/board/message/?thread_id=582483&page=1

Esse link trata de dicas e macetes de como fazer mais com menos. Muito util pra determinar o quê levar e o que deixar pra tras.

Outro link interessante. Discordo de alguns pontos mas sendo fruto de experiencias proprias nao quero fazer criticas.

http://www.biketouringtips.com/showTipComments.php?tipID=1512&username=&from=threadEntries

A minha dica é : leve o minimo. Na duvida nao leve. Se faltar alguma coisa vc pode comprar no caminho.
Mas eu sei que em viagens longas com muitas variacoes possiveis de temperatura é inevitavel sobreestimar as roupas.
 Lembre que o maior peso é vc mesmo. Se estiver meio fora de forma. Perder peso pode ser uma boa ideia.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Mapas para planejar viagens

Divulgando um link muito interessante.

http://moon.com/maps/

Esse link eu explorei a  partir  do post anterior.

http://www.ridetheroad.com/helpful-information/helpful-websites/

Nesses mapas existem pontos destacados de pontos de interesse. Vale dar uma olhadinha e salvar o link.

Aproveitem.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

30 anos de viagens de bike / ridetheroad

Estou explorando esse site:

http://www.ridetheroad.com/

Tem muita informação . O casal viajou por 30 anos em 60 paises.
Eles fazem uma avaliacao em termos de seguranca, condicoes  das estradas, comida, informacao, paisagens, cultura, povo , historia ..etc..
É uma analise meio simplista, superficial mas acho que vale a leitura. Mas nao pode ser um guia referencial  principal.
Já percorri muita coisa do uruguai e acho que foi muito rapido. Poderia ter ido mais devagar.




.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Dentro do mochilao

Divulgando um blog bem bolado e com informacoes legais .
Muitos destinos interessantes pra explorar na sua cicloviagem.

http://www.dentrodomochilao.com/

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Inspiração

https://vimeo.com/23402440
Esse video pode t inspirar.


Link/ casa de ciclistas na america latina

Acho que vale a pena ter na mao essa agenda de enderecos  de casa de ciclistas na america latina.
Abrigos onde vc vai encontrar abrigo e ajuda.

https://mebobandsurly.wordpress.com/2010/03/28/casa-de-ciclistas-in-latin-america/

Legal foi ler sobre a opiniao do ciclista sobre o Brasil.

https://mebobandsurly.wordpress.com/2010/06/15/bike-tip-is-brazil-a-safe-bike-destination/

Leia o que há de bom e de ruim. Conclue que é altamente recomendavel.
Lembrando que o Brasil nao é rota dos ciclistas estrangeiros.



segunda-feira, 30 de março de 2015

quinta-feira, 19 de março de 2015

Relato de como uma viagem de bike mudou uma vida

Estava explorando os links de cicloviagens que publiquei no post anterior .

Nesse site:
http://www.cicloamazonia.org/cicloviagens-links/

Explorei a palestra mencionada no texto:
Vitor Negreti e Osvaldo Stella – Quem conheceu o montanhista Vitor Negreti, falecido em 2006, diz que a viagem o transformou. Mais sobre suas aventuras pode ser encontrado no livro “Espírito Livre”. Osvaldo Stella contou sobre a viagem que realizaram em uma palestra no TEDx São Paulo.

Essa palestra conta um trechinho da vida de Osvaldo Stella que fez essa viagem. 
Veja aqui:


https://spreadthings.wordpress.com/2009/12/01/tedx-sp-osvaldo-stella/

terça-feira, 3 de março de 2015